Na Pastoral Escolar que a escola confessional desenvolve os valores, a espiritualidade e o carisma próprio da Congregação. Trata-se do coração da Escola.
Uma ação que permeia a vida da escola como um tempo e espaço propício para a criação de experiências de vida orientadas para o encontro e a solidariedade. Em constante diálogo com o Projeto Pedagógico, a ação da Pastoral Escolar visa a formação integral do ser humano e sua integração no contexto sociocultural e ambiental, capacitando-o a viver relações fraternas e a ser construtor de uma sociedade justa e solidária.
A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo, Scalabrinianas, foi fundada pelo bispo São João Batista Scalabrini, em Piacenza, em 25 de outubro de 1895, e tem como cofundadores os irmãos: venerável Padre José Marchetti e a bem-aventurada Assunta Marchetti intitulada Assunta Marchetti.
As Scalabrinianas – ao longo da história congregacional – se dedicaram à ação sociopastoral por meio da educação, da saúde e da catequese e, especialmente em favor dos migrantes e refugiados mais vulneráveis. Assim, vivendo o carisma recebido do fundador, acolhem o amor de Deus como um dom e assumem, com alegria, a responsabilidade de transmiti-lo a todos os que sofrem as mazelas da migração e do refúgio.
A Congregação, com sede geral em Roma, marca presença em 27 países e conta com aproximadamente 600 irmãs.